Pesquisar neste blogue

sábado, 21 de abril de 2012

Bolo de Santiago

Um bolo com um símbolo ligado à grande tradição religiosa da península ibérica de peregrinar a Santiago de Compostela. Porque já ouvi dizer que a gula é o pecado capital menos grave, aqui vai a receita deste bolo tão... abençoado... no sabor.


Bolo de Santiago 
Ingredientes:
- 130g de farinha;
- 3 ovos;
- 3 colheres de água;
- 95g de manteiga;
- 190g de amêndoas moídas;
- 190g de açúcar;
- raspa de 1 limão;

Decoração:
- 2 colheres de açúcar glacê;

1 cartolina

Preparação:
Untar a forma com manteiga e polvilhá-la com farinha. Derreter a manteiga em banho-maria. Bater numa tigela os ovos com 3 colheres de água até obter uma mistura lisa e esponjosa. Juntar depois a casca de limão e o açúcar, e por fim a manteiga derretida. Continue a bater até que todos os ingredientes estejam completamente unidos.
Acrescentar aos poucos a farinha peneirada e as amêndoas moídas, misturando delicadamente.
Fig. 1
Deitar a massa na forma e cozinhar no forno previamente aquecido, durante cerca 40 minutos. Depois de cozido, retirar do forno e, desenformar passados 5 minutos.
Depois de completamente frio, polvilhar com o açúcar glacê polvilhado.

Para a decoração: quem quiser decorar com a típica espada de Santiago, basta desenhá-la na cartolina (no formato apresentado na figura (Fig. 1), recortá-la e colocá-la sobre o bolo já desenformado e frio, antes de ser polvilhado com o açúcar glacê.
Depois de centrada a espada, polvilhar todo o bolo, retirando depois a espada cuidadosamente (para não estragar a figura).

Nota: pode ser servido acompanhado com molho de framboesas ou simplesmente natas batidas.



Bon appetit!!!  

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Kugelhopf

Acreditem, comer não é tão difícil como pronunciar!!!



Ingredientes: 

180g de passas sultanas;
24g de açúcar;
1 ovo grande;

150g de farinha;
60g de manteiga;
60g de amêndoas peladas;
raspa de 1 limão
2 colheres bem cheias de leite;
12g de fermento;
1 pitada de sal;

Decoração:
19 amêndoas peladas;
4 colheres de açúcar granulado;
2 colheres de gelatina de alperce;
1 colher de açúcar glacê;

Preparação:
Triturar as amêndoas até se reduzirem a pó. Colocar num tacho o leite a aquecer. Antes de ferver, retirar do lume e dissolver nele o fermento. Peneirar a farinha sobre uma tigela formando um vulcão, deitando no centro o leite com o fermento. Unir tudo com a farinha.
Bater à parte o ovo, com o açúcar e o sal, juntando depois à mistura anterior. Acrescentar as amêndoas moídas, a raspa do limão, a manteiga cortada aos pedaços e amolecida à tamperatura ambiente.
Amassar tudo muito bem, durante 15/20 minutos com bastante energia, levantando-a e batendo-a várias vezes. Só estará pronta quando se despegar das mãos e da tigela onde estiver a amassar, e apresentar uma aparência lisa e elástica. Cobrir a massa com um pano e deixar repousar cerca de 1 hora, longe de ambientes frios ou de correntes de ar.
Untar uma forma com manteiga, colocar no fundo as amêndoas para decorar, e encher 2/3 da altura da forma com a massa. Deixar repousar novamente durante 1 hora. Levar depois ao forno previamente aquecido, durante 40 minutos até ficar com a superfície dourada.
Tirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.

Preparar a decoração:
Dissolver num tacho e lume brando a gelatina de alperce com uma colher de água. Pincelar o bordo inferior do Kugelhopf com a gelatina e cobrir com o açúcar granulado.
Polvilhar a parte superior com o açúcar glacê peneirado.



Bon appetit!!! 


Bolo Dobos

É tão bom que nem parece real... E tem um aspecto mesmo convidativo!!!!


Bolo Dobos
Ingredientes:
4 ovos;
1 gemas;
100g de açúcar;
2 colheres de natas;
50g de farinha maisena;
50g de farinha de trigo;
1/2 colher de sobremesa de vanilina;

Mousse de chocolate:
250g de chocolate de leite;
150g de manteiga
4 ovos





Decoração:
80g de açúcar;
1 colher de de chá de sumo de limão;

6 formas de bordo baixo;

Preparação:
Numa tigela, bater bem as gemas com 50g de açúcar até ficar esbranquiçada e espumosa. Incorporar as natas e por fim a farinha peneirada com a vanilia.
Noutra tigela, bater as 4 claras em castelo. Juntar o açúcar e continuar a bater. Adicionar depois cuidadosamente a farinha maisena.
Juntar lentamente as duas misturas.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha as 6 formas de bordo baixo. Repartir a massa igualmente pelas formas, espalhando-a com a ajuda de uma espátula. Cada círculo deve ter aproximadamente 3 milímetros de altura.
Levar as formas a cozer no forno, já previamente aquecido, durante cerca de 15minutos, até que a massa fique dourada. Tirar do forno, deixar arrefecer 5 minutos e desenformar.

Preparar a mousse:
Dividir o chocolate em pedaços pequenos e derreter em banho-maria. Juntar a manteiga e misturar com uma colher de pau. Retirar do lume, e juntar as gemas, uma de cada vez, sem deixar de mexer. Deixar arrefecer um pouco e depois juntar as claras em castelo bem firme.

Estender com a espátula uma camada de mousse com cerca de 3 milímetros de espessura sobre um dos discos do bolo. Colocar outro disco por cima, cobri-lo com 3mm de mousse, e proceder assim até colocar no fim o quinto disco. Depois, barrar as laterais do bolo com o resto da mousse, guardando um pouco para enfeitar.

Preparar a decoração:
Deitar num tacho o açúcar e o sumo de limão, levar ao lume e deixar cozer até obter um caramelo claro. Retirar do lume, deitar sobre o disco de bolo que sobrou, estendendo rapidamente com uma espátula de metal. Com uma faca untada com óleo, cortar o círculo em 4 triângulos iguais, e depois cada um deles em 3 triângulos iguais.
Colocar a mousse que estava de reserva num saco de pasteleiro com boquilha canelada e distribuir pela superfície do bolo (dos 5 discos) 12 tiras de mousse que assinalarão onde vai assentar cada triângulo. Colocar depois cada triângulo ligeiramente inclinado, e decore a gosto (com o resto da mousse ou com amêndoa como a imagem sugere - apesar de não fazer parte da receita original).



Bon appetit!!!

Bolo Sacher

Aqui está a receita de um dos mais conhecidos bolos de chocolate do mundo!!!




Ingredientes:
Massa:
200g de manteiga;
170g de açúcar;
8 ovos;
200g de farinha;
135g de doce de alperce;

Cobertura:
80g de açúcar glacé;
1 noz de manteiga;
3-4 colheres de leite;
200g de chocolate fondant;

Papel vegetal

Preparação:
Amolecer a manteiga à temperatura ambiente. Bater depois numa tigela a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura branca e esponjosa. Separar as claras das gemas e juntar estas últimas, uma a uma, à mistura de açúcar e manteiga.
Partir em pedaços o chocolate, e dissolver em banho-maria em lume brando. Retirar do lume e deixar arrefecer antes de adicionar ao resto da massa já preparada.
Bater as claras em castelo, juntar a farinha peneirada e juntar ao preparado anterior, envolvendo delicadamente.
Deitar a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, e levar ao forno pré-aquecido durante 40 minutos. Depois de cozido, tirar, desenformar e deixar arrefecer antes de cortar na horizintal em 3 discos.

Aquecer o doce de alperce num tacho, deixando amolecer um pouco. Depois cobrir o primeiro e o segundo discos. Colocar por cima deles o terceiro, pincelado também com o doce, onde se vai colocar a cobertura.

Reserve uma parte do chocolate, e coloque o resto ao lume a derreter em banho-maria com a manteiga, o leite e o açúcar, nunca deixando de mexer.
Deitar sobre o bolo este preparado e espalhá-lo uniformemente sobre o bolo com a ajuda de uma espátula. Deixar arrefecer.

Derreter em banho-maria o resto do chocolate. Fazer com uma folha de papel vegetal um cartucho. Deitar nele o chocolate e escrever sobre o bolo, o nome da pastelaria vienense que criou este bolo mundialmente famoso, bem como outros desenhos a seu gosto.



Bon appetit!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Ovos moles de Aveiro e ovos moles com arroz

Quem é que nunca ouviu falar dos ovos moles de Aveiro? Não? Então é porque ainda não ouviu nada!!!
E têm também a oportunidade de conhecer a variante com arroz.


Ovos moles de Aveiro 
Ingredientes:
750g de açúcar;
4.5dl de água;
36 gemas de ovos;

Preparação:
Levar ao lume uma panela de alumínio com o açúcar e a água. Deixar ferver até obter ponto de bola mole. Tirar do lume, deixar arrefecer, juntar as gemas passadas pelo passador de rede, voltar a colocar no lume para cozer as gemas, nunca deixando de mexer (de preferência com uma colher de pau) de um lado para o outro (nunca andar com a colher à volta). Proceder assim até se conseguir ver o fundo da panela.

Depois de cozido, retirar do lume e, depois de terem arrefecido servem-se polvilhados com canela.


Ovos moles com arroz
Ingredientes:
900g de açúcar;
150g de arroz;
3 gemas de ovos;

Preparação:
Levar ao lume o açúcar totalmente coberto com água, até este obter ponto de pérola. Cozer à parte o arroz, passando-o depois pela peneira.  Juntar ao açúcar em ponto de pérola, e deixar ferver até este engrossar.
Tirar do lume, deixar arrefecer um pouco e juntar as gemas cortadas com uma faca.
Voltar novamente ao lume para cozer as gemas.

Nota: os experientes nesta receita dizem que para adicionar um gosto especial aos ovos moles com arroz, na última vez que forem ao lume, deve-se deixar que a massa se agarre um pouco ao fundo da panela.






Bon appetit!!!

sábado, 14 de abril de 2012

Torta de morango

Estamos na época dos morangos, e aqui vai a primeira de muitas receitas sobre este fruto tão delicioso.


Torta de Morangos


Ingredientes: 
Massa:
5 gemas;
250g de açúcar;
1dl de água morna;
175g de farinha;
5 claras;
1 colher de chá de fermento em pó;

Recheio:
250g de manteiga sem sal;
250g de açúcar;
300g de morangos;

Cobertura:
2dl de natas;

Preparação:
Comece por preparar a massa.
Bater as gemas com o açúcar até esbranquiçar. De seguida, juntar alternadamente a água, a farinha peneirada e as claras batidas em castelo. Por fim adicionar o fermento.
Verter este preparado num tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal, também untado. Levar ao forno a cozer.

Prepare agora o recheio.
Bater a manteiga com o açúcar até este se dissolver completamente. À parte, lavar e arranjar os morangos, e cortar 200g deles em pedaços, envolvendo-os no creme de manteiga e açúcar.

Depois do bolo estar cozido, retirar do forno, desenformar e cobrir com um pano húmido. Deixar arrefecer bem.
Depois de frio, barrar toda a superfície do bolo com o creme e envolve-lo até formar a torta. Por fim, cobrir a massa com as natas batidas e adoçadas a gosto.
Decorar com o resto dos morangos.



Bon appetit!!! 

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Bolo de mel

Com a suavidade do mel, um bolo que não precisa de açúcar para ser bem doce.


Bolo de mel


Ingredientes:
90g de farinha;
2 colheres de sopa bem cheias de mel;
2dl de leite;
150g de açúcar;
1 ovo;
1 colher de chá de canela;
40g de manteiga;
1 colher de chá de fermento em pó;

Preparação:
Misturar o açúcar com o ovo, a manteiga derretida, a canela e o mel. Bater bem.
Juntar por fim o leite e depois a farinha com o fermento. Mexer bem.
Deitar numa forma redonda, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Levar ao forno a cozer.



Bon appetit!!!

bolo de manteiga

Com o bom sabor amanteigado e com grande suavidade no paladar.


Bolo de manteiga


Ingredientes:
250g de açúcar;
4 ovos;
2 dl de leite;
125g de manteiga;
500g de farinha;
1 colher de sopa de fermento em pó;

Preparação:
Deitar o açúcar e a manteiga amolecida numa tigela e bater muito bem.
Juntar as gemas sem deixar de mexer.
Depois adicionar alternadamente a farinha e o leite, até a massa ficar homogénea.
À parte bater as claras em castelo. Misturar bem, levara cozer em forno médio, num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha.


Depois de frio, cortar em fatias.


Bon appetit!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bolo algarvio

Mais uma receita, para quem for fã de amêndoa.

Bolo algarvio 

Ingredientes:
500g de açúcar;
250g de água;
100g de manteiga;
500g de amêndoa;
8 gemas;
4 claras;
60g de farinha de trigo;
1 colher de café de canela;

Preparação:
Levar ao lume um tacho, o açúcar com água, deixando ferver até ficar em ponto de fio.
Tirar do lume, juntar a amêndoa pelada e passada pela máquina, os ovos batidos, a farinha, a manteiga e a canela.

Voltar a colocar no lume brando, até ligar a massa, sem deixar ferver.
Tirar do lume, deixar arrefecer e deitar a massa num tabuleiro rectangular (do formato do bolo da fotografia) previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha.

Levar ao forno em lume brando.
Depois de cozido, deixar arrefecer, cortar em fatias e polvilhar com açúcar em pó e canela.


Bon appetit!!!

Bolo mármore

Olá, depois de uma ausência muito prolongada (demasiado prolongada para mim), aqui regresso eu com uma nova imagem. E novas receitas. Aqui uma das muitas versões deste bolo tão conhecido.


Bolo de Mármore 


Ingredientes:
5 ovos;
manteiga (o mesmo peso dos ovos);
açúcar (o mesmo peso dos ovos);
farinha (o mesmo peso dos ovos);
1 colher de chá de fermento;
1 gema;
20g de chocolate em pó;

Preparação:
Bater muito bem a manteiga com o açúcar e a casca de limão ralada. Juntar as gemas, continuando sempre a bater bem.
Adicionar por fim as claras batidas em castelo e a farinha peneirada juntamente com o fermento.

Dividir a massa em duas partes iguais. À primeira, juntar o chocolate em pó e a gema, envolvendo bem.
Deitar numa forma untada com manteiga e polvilhada, as duas massas alternadamente. Se for necessário, poderá misturar um pouco mais as duas massas com um garfo, de forma a que a massa "branca" fique mais envolvida com a massa com chocolate.

Levar ao forno até coser.



Bon appetit!!!